Como o corpo dela está a mudar

Rapariga muito jovem em frente ao espelho a experimentar roupa nova. A imagem ilustra como o corpo de uma jovem muda durante a puberdade.




A sua menina está a crescer! É uma altura emocionante também para si, como mãe, pois o corpo, os sentimentos e as perspetivas de vida da sua filha mudam. À medida que ela entra na puberdade, você é a pessoa mais importante com quem ela pode falar. Claro que você mesma também passou por tudo isto, mas uma pequena lembrança sobre o que acontece, quando e porquê vai ajudá-la a guiá-la melhor.

Quando vai acontecer?

A puberdade é um processo individual. O corpo da sua filha vai desenvolver-se ao seu próprio ritmo. Algumas raparigas estão já quase completamente desenvolvidas aos 12 ou 13 anos, enquanto outras passam pela puberdade mais tarde. Se a sua filha passar pela puberdade mais tarde do que as amigas dela, não se preocupe! Ela depressa as apanhará e progredirá normalmente a um ritmo mais acelerado.

Não se admire com as idades indicadas para cada etapa de desenvolvimento abaixo — são apenas números médios e devem ser usados unicamente como orientação. A ilustração mostra-lhe quando as alterações físicas vão ocorrer. Diferenças de vários anos são completamente normais.




Mudanças do corpo passo a passo

A sua filha vai tornar-se bastante consciente do seu corpo durante a puberdade e poderá sentir-se envergonhada. Pode sossegá-la, dizendo que tudo o que se está a passar é natural e que não há regras sobre quando ou com que rapidez as coisas vão ocorrer. Um dos seios está a desenvolver-se mais depressa do que o outro? Não é motivo de preocupação — na maioria das raparigas, isto vai-se equilibrar com o tempo. Também a pode ajudar a adaptar-se aos efeitos das hormonas sexuais nas glândulas sudoríparas e sebáceas, encorajando-a a tomar banho diariamente com sabonete ou gel de banho e a usar um desodorizante. Eis um guia simples das diferentes fases por que ela vai passar.


 

 

 


Muitas das mudanças da puberdade são internas, invisíveis até para a sua filha. Pode ajudá-la a compreender melhor o que se está a passar e porquê.




 

 

 





Hímen, ovários, etc. 

A maior parte dos órgãos sexuais femininos encontra-se no interior do corpo, no baixo ventre, onde estão protegidos pelos ossos pélvicos. Nos diagramas, pode ver as imagens de frente e de lado. Veja o filme animado, que inclui pequenas caixas de texto que lhe explicam melhor os órgãos sexuais.  


 

 

 




 
Se quiser ler mais sobre a menstruação e o funcionamento do ciclo, para se relembrar antes de o explicar à sua filha, clique aqui