A compreender as mulheres há mais de 60 anos

Imagem de uma mulher madura ao lado de uma jovem. A imagem ilustra a história da marca o.b.® e a forma como ajudámos a melhorar a qualidade de vida das mulheres durante mais de 60 anos.

o.b.® tem vindo a melhorar a qualidade de vida das mulheres há mais de meio século — um período de mudanças sem precedentes na vida das mulheres. Descubra aqui como a o.b.® transformou a higiene feminina e conseguiu apresentar produtos melhorados ao longo dos anos.

Tantas coisas mudaram desde que os primeiros tampões o.b.® foram apresentados. A emancipação das mulheres, a revolução sexual: a vida é tão diferente daquilo que era há 60. A higiene feminina também se transformou e o.b.® tem feito parte da crescente liberdade de movimento e autoconfiança das mulheres!

Escolha um ano na cronologia e viaje no tempo com o.b.®!

 

 

 

  • O início de uma revolução (1947)

    Em 1947, o engenheiro alemão Dr. Carl Hahn viu um anúncio a tampões numa revista americana. Não existia nada assim na Alemanha. Um produto assim podia revolucionar a higiene feminina!

    O tampão o.b.® foi promovido pela Dra. Judith Esser, ginecologista e nadadora de competição, que se encarregou da investigação e desenvolvimento médico.

     

  • Primeiros passos para o sucesso (1950)

    Com um protótipo bem-sucedido pronto, é necessária uma máquina para iniciar a produção em massa. Não demora muito tempo a inventar um processo para cortar e enrolar as tiras de algodão e inserir o fio em cada uma.

    Seguem-se os ensaios clínicos, para provar que os tampões são clinicamente seguros e higiénicos. Em março, é apresentada a nova invenção aos farmacêuticos, em Wuppertal. Apenas 4 dias depois, os primeiros tampões são postos à venda!

    Chamam-se o.b.®, as iniciais da expressão alemã «ohne Binde» — «sem penso higiénico»!

    Os tampões o.b.® dividem completamente as opiniões, mas apesar das reservas iniciais de alguns céticos, o.b.® torna-se rapidamente um êxito de vendas.

    Segue-se uma revolução em pequena escala: no primeiro ano, são vendidos mais de 10 milhões de tampões!

  • Os primeiros anos da o.b.® (1952)

    Mais mulheres usam tampões o.b.®! E ficam a conhecer os seus corpos através do conhecimento que o.b.® partilha em brochuras, publicidade e folhetos inclusos, que eliminam quaisquer preocupações que as mulheres possam ter.

    Mas as informações fluem nos dois sentidos: os estudos de consumo e laboratoriais levam a inovações, incluindo a adição do tampão de nível de absorção «Super» à gama o.b.®.

  • o.b.® na lista das compras (1967)

    Os artigos o.b.® deixam de ser considerados produtos farmacêuticos e passam a estar disponíveis ao lado dos produtos de mercearia nos supermercados. Esta importante ocasião significa que as embalagens o.b. mudam de visual!

  • Revelação (1971)

    Respondendo a perguntas sobre a menstruação e a higiene feminina, a brochura o.b.® «50 dias num ano» é uma revelação! Incluída em revistas femininas, a brochura dá informações claras e detalhadas sobre o corpo feminino a mulheres e raparigas. Sem tabus!

  • Desfazendo mitos (1972)

    Nova investigação refuta a ideia de que os tampões não podem ser usados logo a partir do primeiro período de uma rapariga. A investigação ginecológica prova que, na altura do primeiro período, as hormonas tornam o hímen um tecido macio e flexível. Isto significa que os tampões mais pequenos podem geralmente ser utilizados sem quaisquer problemas.

    o.b.® desenvolve o tampão «Mini», concebido especialmente para raparigas muito jovens. As embalagens informativas e de amostras, com informações detalhadas, ajudam a educar as pessoas e a apresentar o produto.

  • o.b.® vai à escola (1974)

    As embalagens grátis da o.b.® começaram a ser utilizadas para ajudar os professores nas aulas de educação sexual, ajudando a instruir milhares de alunos todos os anos. Foi implementada uma linha telefónica dedicada, em 19 cidades da Alemanha, para que as raparigas pudessem ligar e colocar as suas questões.

    o.b.® junta-se à família de companhias Johnson & Johnson.

  • o.b.® torna-se global (1986)

    O êxito da o.b.® ultrapassa largamente as fronteiras da Alemanha: em apenas um ano, um total de 3,5 mil milhões de tampões o.b.® são vendidos em 122 países.

  • o.b.® celebra 40 anos (1990)

    o.b.® faz 40 anos, celebrando um total de vendas de mais de 50 mil milhões de tampões em todo o mundo.

    Os anos 90 assistem a um maior desejo de individualidade, independência e a uma abertura sem precedentes a diferentes estilos de vida. o.b.® junta a linha Comfort à sua gama, para que cada mulher possa encontrar o tampão perfeito para cada dia do seu período.

  • O Fórum Profissional (1998)

    Reunindo recursos de informações e serviços debaixo do mesmo teto, o Fórum Profissional informa ginecologistas e pediatras sobre a puberdade, a menstruação e a higiene, ajudando-os a perceber como falar com as pacientes jovens.

  • Inovação contínua (2002)

    o.b.® apresenta o primeiro tampão com longos canais em curva, concebidos para direcionar o fluido para o núcleo do tampão, para uma proteção fiável.

  • Selo de qualidade «Muito Bom» (2003)

    A qualidade dos tampões o.b.® é confirmada pela entidade alemã de defesa do consumidor, Stiftung Warentest: o tampão o.b.® Normal com canais em curva foi o único tampão, num total de 22, a receber o selo de qualidade «muito bom».

  • A mistura perfeita (2005)

    Os tampões o.b.® ProComfort™ combinam as melhores características da o.b.® num só produto: canais em curva, para uma proteção fiável, e a cobertura suave e única SilkTouch™, para facilitar a colocação e a remoção.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13