O seu ciclo mensal
Após o primeiro período, o seu corpo entra num ciclo de ovulação e menstruação, que dura cerca de 28 dias. Mas como funciona?
O seu ciclo mensal é uma parte natural de ser mulher. Para compreender como funciona, repare na anatomia da mulher.
Os órgãos reprodutores externos incluem os lábios externos e internos e o clítoris. Os lábios externos também são chamados grandes lábios. Os pequenos lábios (lábios internos) cobrem as aberturas da vagina e da uretra. Juntam-se à frente do clítoris, que é coberto por uma fina membrana mucosa. O clítoris, devido à sua sensibilidade, tem um papel importante na excitação sexual. Por dentro, a vagina está ligada ao colo do útero, que é a parte inferior do útero. Mais para dentro, o útero é mais amplo, e é aí que um óvulo é depositado em cada ciclo e onde o embrião e o feto se desenvolvem durante a gestação.
Este ciclo dura cerca de 28 dias; não é raro, no entanto, haver ciclos curtos, de apenas 21 dias, ou longos, com 35 dias. A interação das hormonas sexuais femininas faz com que um óvulo maduro saia de um dos dois ovários e percorra a trompa de Falópio em direção ao útero. Isto demora entre três e quatro dias. Entretanto, o revestimento uterino foi preparado para receber um óvulo fertilizado, tornando-se mais espesso e enriquecido com nutrientes. Se o óvulo não for fertilizado durante este tempo por um espermatozoide, as camadas superiores do endométrio desintegram-se e são libertadas. Isto provoca a hemorragia da menstruação.
Esta hemorragia — aquilo a que chamamos «fluxo» — não é sempre igual. Acontecimentos da vida — ter um bebé, estar de dieta, stress, alguns métodos contracetivos — podem afetar a intensidade do fluxo. O fluxo varia de mulher para mulher e de mês para mês. É por isso que os tampões estão disponíveis em vários formatos e níveis de absorção. Com os produtos certos a seu lado, pode sentir-se protegida e confortável todos os dias do mês — para que nada a possa impedir de aproveitar a vida ao máximo. Consulte o nosso selecionador de produtos para saber mais.
Consulte o seu médico de família ou ginecologista se tiver perguntas ou problemas.