Depois do parto

Imagem de uma mulher a pegar num bebé e a beijá-lo.




Parabéns — acabou de dar à luz um lindo bebé! Isso significa também que está a aprender sobre o seu novo corpo em mudança. Uma vez que as suas hormonas estão ainda a voltar ao normal, o seu período vai ser diferente durante alguns meses.
  Imagem de uma mulher com roupa de ginástica, sentada numa bola de exercício. Esta imagem ilustra que não há problema em fazer exercício mesmo com o período.
De certeza que reparou em alterações no seu corpo! Nesta altura, o seu corpo readapta-se, as suas hormonas reequilibram-se e o seu período acaba por voltar, após várias semanas ou meses. As principais adaptações acontecem nas primeiras seis semanas após os parto. Leva vários meses mais até as restantes alterações físicas ocorrerem e o corpo voltar ao normal.

A sua área genital pode ficar especialmente sensível imediatamente. Todas as recém-mamãs sangram depois de darem à luz. O seu corpo está a libertar-se do revestimento do útero. A esta hemorragia chama-se lóquios. Recomenda-se a utilização de pensos higiénicos nos primeiros dias após o parto. À medida que os lóquios diminuem, os pensos diários devem proporcionar uma proteção suficiente. Pode notar que o seu fluxo varia durante o seu ciclo e que pode ser mais intenso quando ovula, por exemplo. É perfeitamente normal! Os pensos diários CAREFREE® estão aqui para ajudá-la a sentir-se limpa, seca e fresca. No entanto, se tiver um aumento de fluxo, acompanhado de um odor desagradável ou de uma alteração na cor, ou comichão e ardor, deve consultar o seu ginecologista.

Quando o seu período recomeçar, pode usar tampões normalmente, com confiança. O momento em que o seu período regressa depende muito de se amamenta e com que frequência o faz. Para algumas mulheres, passar a amamentar menos faz regressar a menstruação, enquanto para outras o periodo só recomeça quando deixam totalmente de amamentar. Se não estiver a amamentar, a sua menstruação demora cerca de 6 a 8 semanas após o parto a regressar.

Poderá notar que o seu fluxo se tornou mais intenso e que também dura ligeiramente mais tempo. Também poderá notar que a forma da sua vagina mudou um pouco. Poderá ter de voltar a descobrir a maneira ideal de colocar um tampão. Poderá «sentir» que o seu tampão habitual não é o correto.